Educação nos Dias de Hoje

A Educação Hoje

Vivemos em uma sociedade contemporânea  impregnada pela revolução do conhecimento, da informação e de novas tecnologias, que repercuti na escola.

A sociedade contemporânea vem sendo marcada pelos meios de comunicações e mídias, onde eles, a cada dia, ganham espaço na vida das pessoas, seja em seu cotidiano e ou em suas relações sociais. As escolas se vêem diante do desafio de inserir as mídias e os meios de comunicação nas práticas pedagógicas. Sobre essas transformações, é cada vez mais precoce a idade em que as crianças e jovens começam a interagir com computadores ou jogos eletrônicos, são muito comuns residências em que os aparelhos de televisão, DVDs, e de som são operados por eles.

Essas crianças e jovens, ao chegarem à escola, muitas vezes encontram nas salas de aula um cenário no qual ficam passivos durante horas. Utilizando os meios de comunicação e mídias como ferramentas pedagógicas na complementaridade do ensino, a escola dará ao aluno a oportunidade de se expressar de forma mais viva e completa. Com isso, as escolas concentrarão a atenção dos alunos o que estimulará, entre outras coisas, o senso crítico e o raciocínio.

A escola precisa estar sempre atenta aos seus alunos e renovar seu processo pedagógico, trazendo para o campo educacional a criatividade. A intenção desta reflexão é propor a escola e aos professores valorização dos meios de comunicação e mídias na sala de aula como ferramenta de construção de realidades baseada em conteúdos de interesse dos alunos, estimulando a criatividade, o interesse, a opinião pessoal e a consciência crítica.

A informação é um dos primeiros passos que se deve dar na formação do conhecimento. E informação é o que encontramos nos meios de comunicação. Utilizando a televisão, os jornais, as revistas, a música a internet, entre outros, podemos enriquecer as atividades propostas em salas de aula, pois despertamos a criatividade e o interesse dos alunos, que não temem as tecnologias.

Recomenda-se que essas práticas sejam urgentemente adotadas para formar cidadãos que aprendam a viver no mundo e não pelo mundo, pois a nossa sobrevivência e das gerações futuras dependerá das nossas atitudes e a educação é uma arma poderosa na formação de cidadãos críticos e conscientes.