Congregação

Congregação das Irmãs Beneditinas da Divina Providência

Irmã Maria e Irmã Giustina Schiapparoli nasceram em Castel San Giovanni, Províncias de Piacenza – Itália. Eram filhas de Clemente Schiapparoli e de Marianna Vittoria Pássera.

Seus pais eram de família de classe média e procuraram dar-lhes adequada educação humana e cristã. Com o falecimento da mãe Marianna, em 1824, o pai Clemente matriculou-as no internato da escola fundada por Madre Benedetta Cambiagio Frassinello, na cidade de Pavia, onde elas obtiveram o diploma de professora.

Formadas, exerceram o magistério em Pavia e em Ronco Scrivia.
Em 1847, Maria e Giustina foram para Voghera, para onde se mudaram, a fim de cuidarem de sua irmã que havia ficado cega e do pai que ficara viúvo pela segunda vez.

Voghera era uma pequena cidade agrícola e nela reinavam o analfabetismo, a ignorância, a miséria, a imoralidade, a conseqüências de uma grande crise econômica, causada pela guerra.

As jovens da classe pobre viviam pedindo esmolas, abandonadas a si mesmas e desamparadas pela própria família.

Além disso, muitas epidemias e pestes haviam feito centenas de crianças órfãs.

Foi então que Deus suscitou no coração das irmãs Maria e Giustina Schiapparoli o grande ideal de fazer algo para amenizar tanta miséria e tanta dor.

Decidiram, então, dedicar-se totalmente a Deus no acolher, no assistir e no educar essas meninas órfãs, abandonadas, desamparadas, marginalizadas ou rejeitadas pelos pais.

Em 1849, elas fundaram a congregação das Irmãs Beneditinas da Divina Providência. Abertas ao Espírito do Senhor, deixando-se conduzir pela Divina Providência, elas procuram desenvolver uma obra que atendesse as necessidades urgentes do local e da época, com espírito de humildade e simplicidade de vida.

Maria e Giustina escolheram São Bento como Pai e Protetor da Congregação, vivendo o seu legado – Ora et Labora (reza e trabalha).

A história de Maria e Giustina Schiapparoli é muito simples: na doação e no sacrifício dessas duas irmãs, nasceu, apoiado na confiança na Divina Providência, o Instituto das Irmãs Beneditinas da Divina Providência.

Clique aqui e visite nosso site